sábado, 10 de março de 2012

8 passos para sair das dívidas

O Pastor Rick warren que foi escolhido, pelo presidente Barak Obama para realizar uma oração durante a cerimónia da sua tomada de posse; Mostra 8 passos para sair das dívidas.

1. Assuma já o compromisso de livrar-se das dívidas.
Este é o passo mais difícil de todos, mas também é o mais importante. Tem de tomar o compromisso de fazer isto. É absolutamente crucial. A liquidação das dívidas é algo que Deus abençoa. A Bíblia diz no Salmo 37: “O ímpio toma emprestado, e não paga …” (v. 21). Deus não abençoa os ímpios.
Isso significa que não podemos tomar o caminho fácil e declarar falência. É verdade que a falência é legal. Mas isso não a torna moral. Não é moral ficar a dever algo a alguém. Deus diz que se temos uma dívida, devemos saldá-la. Isto é duro de pregar nestes dias difíceis mas é preciso considerá-lo.
As dívidas não desaparecem naturalmente. É preciso vontade e começa com um compromisso. Se queremos ficar livres de dívidas, temos de fazer o que conduz a isso. Não é fácil! Exige disciplina. Exige perseverança. Mas também é a coisa certa que se tem de fazer.
2. Coloque Deus em primeiro lugar.
Quando estamos endividados, necessitamos da ajuda de Deus. Isso significa que precisamos de agir do modo de Deus. O facto é que, qualquer que seja a área que queremos que Deus abençoe, temos de colocá-lO em primeiro lugar. Quer que Deus abençoe as suas finanças? É melhor que O coloque em primeiro lugar nas suas finanças. Jesus disse, “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
3. Enumere tudo o que possui, deve, e ganha.

Você tem de manter bons registos. É o princípio da contabilidade. Necessita de saber para onde tem ido o seu dinheiro, para onde está a ir, e de onde está a vir. A Bíblia diz isto: “Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma” (Prov. 24:3). Você é sábio quando sabe para onde o seu dinheiro está a ir.
As pessoas dizem que o dinheiro fala. Ele não fala! Simplesmente desaparece sorrateiramente. Depois você chega ao fim do mês e pergunta, “Para onde foi o meu dinheiro?” Se colocou sempre essa questão a si mesmo, é porque não tem um orçamento e precisa de um. Um orçamento diz ao seu dinheiro para onde quer que ele vá, em vez de se interrogar para onde foi.
4. Faça alguma venda.

Necessita de se livrar de algumas das suas coisas. Necessita de converter algumas das suas coisas de casa em dinheiro “vivo”? Olhe em volta, lá em casa. Mesmo que já esteja pago, a venda pode ser uma boa opção. Porquê? Porque está a pagar para manter.
Nada deve ficar fora de consideração. Se adquiriu um automóvel, interrogue-se sobre qual o propósito do mesmo. Se é para transporte, há uma série de formas de se fazer transportar de um lado para outro. Haverá uma forma mais barata de o conseguir? Seja radical. Você pode comprar uma casa mais barata para reduzir as mensalidades? Faça o que for necessário. A propósito, se tem algo de que não consegue imaginar ver-se livre, tal não é uma possessão, mas um ídolo. Nada deve ficar fora de consideração.
5. Estabeleça um plano de amortização para se ver livre da dívida.

Nunca se verá livre da dívida acidentalmente. Consegue-se de forma intencional. Terá de realizar um plano. A Bíblia diz, “Os pensamentos do diligente tendem à abundância (ou, Quem planeia com cuidado tem fartura). Se necessário, procure ajuda de alguém objectivo que o ajude a realizar isto.
É bom ter alguém que diga, “Já pensou nisso? Pode pagar realmente isso?” E, acima de tudo, alguém que o ajude a estabelecer um plano de amortização.
6. Não contraia novas dívidas.

Corte com o vício ou dependência do endividamento. Acabe com os seus cartões de crédito. Não contraia mais empréstimos. A razão número um que leva as pessoas a endividarem-se é não conseguirem viver com o que ganham. Decida hoje que o conseguirá. Para o conseguir, tem de ficar contente com o que tem. É o único antídoto para o endividamento a longo prazo.
7. Partilhe o plano com os seus credores.

Dê a conhecer às pessoas a quem deve que as coisas estão a mudar. Faça uma lista daqueles a quem deve. Telefone a cada um deles e diga-lhes, “Não quero ficar em dívida. Não é bom para si. Não é bom para mim. Não lhe posso pagar $25 dólares por mês, porque simplesmente não os tenho. Mas posso pagar-lhe $5 dólares por mês. Quero liquidar as minhas dívidas. Pode ajudar-me nisto?”
A Bíblia diz, “Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele” (Prov. 16:7). Os seus credores vão perceber o seu esforço e ajudá-lo-ão.
8. Firme-se no objectivo.

A libertação do endividamento não é fácil. Exige disciplina, esforço, e sacrifício. Mas pode consegui-lo. Estes princípios funcionam, mas precisa fazê-los funcionar. A Bíblia diz, “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gál. 6:9).
Será tentado a desistir, mas mais do que nunca, terá de prosseguir e de se firmar no plano. Necessitará também do encorajamento dos irmãos na fé.
Deus está interessado em todos os detalhes da sua vida – incluindo a sua vida financeira. Ele quer que liquide as suas dívidas, e ajudá-lo-á a consegui-lo.

Rick Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário