sábado, 25 de fevereiro de 2012

Entendendo a prosperidade

ENTENDENDO A PROSPERIDADE

A prosperidade é dom de Deus (Eclesiastes capítulo 5, versículo 19). Prosperar significa ser bem sucedido, obter bons resultados, ser feliz. Este dom vem de Deus, e só Ele pode prosperar o homem (Tiago capítulo 1, versículo 17). Só Deus pode dar riquezas, fazenda e prosperidade completa. O diabo nunca dará nada para o homem. O que ele oferece é uma isca, pois ele é o pior agiota que existe.

Muitos têm pagado caro, até com a própria vida, o que pensam ter conseguido com a ajuda do maligno. Prosperidade é mais do que dinheiro: é realização, felicidade, paz, trabalho (com prazer, sabendo desfrutar dele), comer e ter momentos de lazer individual e familiar.

Também vem de Deus o poder, a capacidade do homem de tomar a sua porção. Ou seja, existe a nossa parte (não deixe o diabo roubá-la), a parte de César, que são as taxas, os impostos e os demais tributos, bem como aquilo que consumimos (Mateus capítulo 22, versículo 21), e a parte de Deus, que são os dízimos e as ofertas alçadas (idem). Veja os exemplos:

1) O jardim do Éden (deleite, paraíso) que Deus criou. (Gênesis capítulo 2, versículos 8 e 9);

2) Abraão, que era rico, e só queria o que vinha de Deus (Gênesis capítulo 13, versículos 2,5 e 6; capítulo 14, versículos 22 a 24);

3) Jacó, que não tinha nada, fez o voto do dízimo e prosperou (Gênesis capítulo 28, versículos 20 a 22; cápítulo 30, versículo 43);

4) Salomão, que preferiu a sabedoria de Deus e enriqueceu (I Reis capítulo 3, versículos 5,9,10 e 13; capítulo10, versículos 23 e 24;

5) Jó, que temia a Deus e, mesmo depois de ter perdido seus bens, teve tudo restituído em dobro por Ele (Jó capítulo 1, versículos 1 a 3; capítulo 42, versículos 10 a 12).

Entenda que alguns foram chamados para deixar os seus bens e servir a Deus (Lucas capítulo 5, versículos 27 e 28; capítulo 9, versículos 2 e 3; capítulo 18, versículo 22), enquanto outros para servir a Deus com seus bens (Lucas capítulo 8, versículos 1 a 3; Mateus capítulo 26, versículo 18. Creio que tenha custado caro preparar aquela ceia com pães, cordeiros, etc. para Jesus, os discípulos e demais convidados).

Leia Mateus capítulo 25, versículo 21. Deus vai te colocar sobre o muito porque você é fiel e continuará sendo, mesmo prosperando bastante. Ou Deus quer prosperar o infiel que vai virar-Lhe as costas na hora da fartura? (Salmos capítulo 113, versículos 7 e 8: "Que do pó levanta o pequeno e, do monturo [lixo], ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo". E, também, Salmos capítulo 35, versículo 27b: "O Senhor, que ama a prosperidade do seu servo, seja engrandecido". Entendeu?
Pastor Ricardo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário